Tudo sobre Smalltalk e outras linguagens

Pharo 1.0 lançado!

Pharo é o nome de uma nova implementação open-source do Smalltalk, usada hoje como plataforma padrão no desenvolvimento do Seaside. Ela acabou de lançar (finalmente) sua versão 1.0. Confira no site oficial.

Squeak 4.1 lançado!

A versão 4.1 do Squeak foi lançada nesta sexta-feira, dia 23 de Abril. Ele conta com uma nova interface, novas features (como a muito desejada implementação de “full closures”) e é agora completamente open-source. Confira no site oficial!

Syx: Smalltalk embarcado?

Acabo de saber de um novo projeto: o Smalltalk YX, ou simplesmente Syx, cujo objetivo é produzir uma máquina virtual Smalltalk compatível com o padrão Smalltalk-80 e passível de ser “embutida” em outros programas, além do uso normal. O projeto está ainda bem no começo (só o básico foi implementado), mas a máquina virtual funciona já em várias plataformas, 32 ou 64 bits, e é algo pra ficar de olho.

Para mais informações, confira o site oficial.

Sharp Smalltalk: o futuro do Smalltalk?

Não deveria ser surpresa para ninguém o fato de eu ser um fã de Smalltalk — basta conferir o domínio no qual este blog está para entender porquê. Entretanto, mesmo que Smalltalk seja um conceito anos à frente de seu tempo (e, na minha opinião, mais avançado do que muito que se apregoa hoje como estado-da-arte), ele acabou não se tornando uma linguagem ou ambiente “mainstream” devido a uma série de circunstâncias que espero mencionar em outra oportunidade.

Mesmo assim, Smalltalk inspirou muitas coisas boas no mundo da programação atual; e um dos últimos esforços inspirados em Smalltalk é o ambiente .NET, criado pela Microsoft. Para um conhecedor do Smalltalk, é fácil reconhecer as influências do Smalltalk nos detalhes e na implementação desse ambiente de programação.

Curiosamente, o círculo se completa com um projeto no mínimo interessante, chamado Sharp Smalltalk — que é nada mais, nada menos que uma implementação de Smalltalk sobre o ambiente .NET. E talvez o Sharp Smalltalk seja a maneira mais fácil de ver a inspiração óbvia do .NET no Smalltalk, já que a linguagem foi mapeada facilmente sobre a biblioteca de classes do .NET, com relativamente poucas adaptações.

Será o Sharp Smalltalk o futuro do Smalltalk? Só o tempo dirá… mas vale a pena dar uma conferida, e ficar de olho nesse projeto.

Mais uma nova versão do Susie…

Ano novo, e uma nova versão do Susie (0.3) disponível para download no endereço de sempre:

http://sourceforge.net/projects/susie/

Meu projeto pessoal de “porting” está 95% pronto. Na verdade, eu até poderia liberar do jeito que está, mas sem algumas modificações adicionais ele não seria de muita utilidade para scripting no Windows, de forma que prefiro demorar um pouco mais, mas liberar uma versão com algumas funcionalidades modificadas para que o Susie se adapte melhor ao ambiente Windows. Mas está mais perto do que você imagina!

Em breve também pretendo retomar os tutoriais aqui no site, inicialmente usando o Susie — e, se tudo der certo, também o Squeak mais pra frente. Até lá!

Nova versão do Susie

Há uma nova versão do Susie disponível para download, com alguns bugs corrigidos e uma revisão da estrutura do código. Você pode baixar a nova versão (0.2k) no endereço abaixo:

http://sourceforge.net/projects/susie/

Como disse antes, estou “portando” esse projeto para rodar nativamente no Windows. Esse esforço já está 90% completo, faltando apenas algumas modificações menores; muito em breve devo ter novidades.

Até breve!

Susie: scripts em Smalltalk

Descobri recentemente o projeto Susie (Scripting Using a Smalltalk Interpreter Engine), baseado no PDST (Public Domain Smalltalk). É uma implementação bem simples de Smalltalk, voltada principalmente para scripting, mas muito útil para programas simples e exemplos.

Estou modificando a última versão para rodar nativamente no Windows, e pretendo colocar pequenos scripts e exemplos em breve aqui, junto com o executável (e fonte) da versão modificada que eu fizer. Até lá, especialmente se você quiser rodá-lo no Unix, fique à vontade para pegar a última versão (0.2j) no site abaixo:

http://sourceforge.net/projects/susie/

Logo, logo espero dar mais notícias. Até breve!

Introdução ao Smalltalk

Smalltalk é uma linguagem única em vários aspectos. Ela foi uma das primeiras linguagens orientadas a objetos, e nenhuma linguagem orientada a objeto antes ou depois do Smalltalk leva o conceito tão longe. Se você quer conhecer os diferentes tipos de linguagem de programação, as características básicas de uma linguagem orientada a objetos, e as características fundamentais do Smalltalk, então continue lendo! (more…)

Nova versão do GNU Smalltalk (2.1.12)

Uma nova versão estável do GNU Smalltalk foi lançada. Não há features novas, sendo um release de manutenção com vários bugs corrigidos. Você pode obter a nova versão no link direto abaixo:

http://ftp.gnu.org/gnu/smalltalk/smalltalk-2.1.12.tar.gz

Lembrando que o GNU Smalltalk foi desenvolvido para plataformas Unix-like, ainda que rode no Windows com o uso do Cygwin.

Nova versão do Squeak (3.8)

Saiu uma nova versão do Squeak. Eis as principais mudanças em relação à versão anterior:

  • Suporte a Unicode e várias linguagens;
  • Novo sistema de tradução utilizando arquivos externos;
  • Reengenharia da hierarquia de Strings;
  • Suporte para números complexos (classe Complex);
  • Inspectors melhorados;
  • Halts condicionais;
  • Vários melhoramentos e correções.

Faça o download no link abaixo:

http://www.squeak.org/download/index.html

Até!

Next Page »